Raimundo Rodriguez - Alexandre e Outros Heróis

Obra de Graciliano Ramos ganha vida na tela da Globo em especial

Com direção de Luiz Fernando Carvalho, 'Alexandre e outros heróis' é uma adaptação de dois contos do escritor alagoano

Em homenagem aos 60 anos de morte de Graciliano Ramos, exibido, no dia 18 de dezembro, o especial “Alexandre e outros heróis”, uma adaptação de dois contos do escritor alagoano: “O olho torto de Alexandre” e “A morte de Alexandre”.

Com texto de Luís Alberto de Abreu e do diretor Luiz Fernando Carvalho, a comédia, em volta das fanfarronices de um típico mentiroso do sertão, conta como o velho Alexandre ficou com o olho torto ao cavalgar uma onça, quando menino. A história faz parte do folclore nordestino e, cheia de humor e encantamento, revela um Graciliano pouco conhecido.

“Há muito tempo queria levar à televisão os contos infanto-juvenis do escritor, algo que mostrasse seu lado lúdico e cômico e, assim, ajudasse a desmistificar um certo clichê de escritor sisudo”, conta Luiz Fernando. As gravações duraram duas semanas foram realizadas em Pão de Açúcar, no sertão de Alagoas, terra natal de Graciliano. A locação, uma antiga fazenda às margens do Rio São Francisco, foi inteiramente reformada pelo artista plástico Raimundo Rodriguez, que trabalha com o diretor desde ‘Hoje é dia de Maria’, e pelo produtor de arte Marco Cortez.

A atmosfera do lugar inspirou ainda mais toda a equipe do especial, que também conta com a figurinista Luciana Buarque e o supervisor de caracterização Rubens Libório. No elenco, Ney Latorraca, que vive Alexandre; Marcelo Serrado, intérprete de mestre Libório; Luci Pereira, Cesária, a mulher de Alexandre; Flávio Bauraqui, o cego Firmino; Flávio Rocha, o cigano Gaudêncio; e Marcélia Cartaxo, a beata Das Dores.







Fotos: Luisa Gomes Cardoso e Raimundo Rodriguez

Nenhum comentário:

Postar um comentário